Quais são os objetivos do MI.MOMO.FARO?


O grande objetivo do Projeto MI.MOMO.FARO é que possas aprender sobre Património Cultural, neste caso sobre a Arquitetura Modernista da tua cidade, ao mesmo tempo que aprendes sobre as mais diversas áreas de ensino, de forma divertida e interativa.

Para que isso aconteça, queremos:

– Contribuir para a valorização do património cultural do concelho;

– Potenciar a educação patrimonial através do uso de competências digitais;

– Capacitar alunos, docentes e escolas através do contacto com novas dinâmicas de aprendizagem (game based learning);

– Fomentar o trabalho colaborativo entre professores e alunos;

– Sensibilizar para a importância das competências ao nível da comunicação, criatividade, curiosidade, e resolução de problemas complexos através da abordagem pedagógica project based learning;

– Incentivar a apropriação de uma identidade Europeia e de sentido de pertença ao espaço Europeu;

– Proporcionar a integração e participação em comunidades de práticas educativas a nível europeu;

– Promover Faro no âmbito da candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027.

No final o que esperamos de ti é que possas ter desenvolvido e/ou explorado várias das competências definidas para o perfil do aluno do Século XXI, tais como: .


Colaboração: ao trabalhar em equipa, os alunos terão de interagir, planear, tomar decisões em grupo para desenvolver as tarefas e criar os produtos sugeridos no contexto deste projeto;

Criatividade: os estudantes terão alguma “liberdade” para criar os produtos finais. Assim, terão de aplicar a sua criatividade para encontrar as melhores respostas, ferramentas e abordagens para o executarem;

Comunicação: os estudantes terão de apresentar o trabalho desenvolvido aos seus pares e num evento público. Isto permitir-lhes-á desenvolver capacidades de comunicação;

Pensamento crítico: trata-se de pensar sobre problemas com uma mentalidade aberta, tentando encontrar soluções para novos problemas ou desafios. Neste projeto, os alunos terão de refletir sobre as ações a desenvolver na análise e construção do património cultural em questão;

Curiosidade: outra competência importante que os nossos alunos devem desenvolver é a curiosidade.


Este projeto é desenvolvido de modo a que os alunos estejam ansiosos por investigar os tópicos principais do mesmo, envolvendo-os nas atividades e guiando-os ao longo do processo, mantendo-os sempre motivados e empenhados em aprender e fazer mais.