Este cenário de Aprendizagem vai ao encontro das competências do século XXI, propondo desafios que vão levar a resolução de problemas, pensamento crítico, comunicação e colaboração, pensamento crítico, tomada de iniciativa e tomada de decisões, análise e avaliação de informações e ideias, determinação de metas.

O principal objetivo foi ler/observar e analisar a planta da casa atribuída, identificar a escala na planta. Determinar a escala para o projeto a desenvolver no Minecraft, tendo em conta o desenho no papel quadriculado. Determinar o número de quadriculas, a utilizar na planta Minecraft, utilizando a proporcionalidade direta. Representar em papel quadriculado a planta à escala.

Aplicaram-se normas de desenho técnico, leitura de plantas, tipo de traçado, escalas (redução, ampliação, real ou verdadeira grandeza). Identificaram-se e representaram-se semelhanças de figuras no plano, usando material e instrumentos apropriados, incluindo os de tecnologia digital, e utilizá-las em contextos matemáticos e não matemáticos, prevendo e descrevendo os resultados obtidos, incluindo o seu efeito em comprimentos e áreas. Representaram-se e interpretaram-se graficamente uma função de proporcionalidade direta e relacionar a representação gráfica.